A Medicina Ortomolecular feita da maneira certa!

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Invista nos alimentos saciadores


Assim como o suco de laranja, que eu citei aqui no blog, existem outros alimentos que conseguem enganar a fome. Entre eles está a aveia. Os farelos se expandem no estômago e fazem a pessoa se sentir com a barriga cheia.

A cenoura crua é outra aliada da balança. Ela tem uma textura firme que obriga a pessoa a mastigar mais. O cérebro entende que há muito alimento sendo consumido e avisa que está na hora de parar de comer.

As fibras do abacaxi mantêm o estômago ocupado na digestão por mais tempo do que outros alimentos. Além disso, as vitaminas e minerais ajudam no equilíbrio do organismo. E um corpo saudável corre menos risco do cair na gula.

Outro alimento que também ajuda a dar sensação de saciedade é a chia, uma semente com muitas fibras, assim como a aveia. A chia pode ser consumida junto com o suco de laranja, uma hora antes das refeições.


Fonte: G1

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Controle a fome com suco de laranja


Uma pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Unesp) revelou que a laranja, fruta conhecida por ser bastante calórica, pode ser uma aliada para quem quer perder peso. Os pesquisadores constaram que ela libera uma substância que aumenta a saciedade e ajuda a inibir o apetite, ou seja, a pessoa toma o suco e come bem menos na próxima refeição.

Os especialistas descobriram que o suco de laranja aumenta os níveis de leptina no organismo. Esse hormônio age numa região do cérebro chamada de hipotálamo e inibe os receptores do apetite.

Apesar de ser calórico (um copo da bebida tem, em média, 120 calorias), o suco pode mesmo ajudar a emagrecer. Ao invés de se consumir alimentos com muito mais calorias e menos nutrientes e que não causem saciedade, como por exemplo, os refrigerantes e as bebidas adoçadas com açúcar, se você consumir o suco de laranja, vai ter o benefício não só dos nutrientes, mas também de um aumento da saciedade. Vai engordar menos e pode ajudar na manutenção do peso corporal.

Com um copo de 300ml de suco de laranja, é possível ficar de duas até 3 horas sem fome. Outra dica é começar a manhã tomando um copo de suco de laranja meia hora antes do café da manhã: assim você come menos e consegue fazer escolhas mais saudáveis.

Mas atenção: para que a bebida tenha esse efeito é preciso tomá-la sem adoçar porque se for colocado açúcar no suco, o resultado pode ser o inverso, já que ele é rapidamente absorvido pelo organismo, causando a sensação de fome e não de saciedade. A dose recomendada é de dois copos por dia.


Fonte: G1

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Chá de oliveira milagroso

Os benefícios dos frutos da oliveira ninguém nega. Ricos em ômega-3, protegem o coração, mantendo os níveis de colesterol controlados. Mas não são apenas as olivas e seu óleo que contribuem para sua saúde. Aqui no blog, já falamos um pouquinho sobre as vantagens do azeite de oliva, mas hoje você vai conhecer sobre os poderes que oliveira pode ter sobre quem quer afinar a silhueta.

As folhas da oliveira, quando consumidas na forma de infusão, podem fazer verdadeiros milagres e diminuir consideravelmente seu número, pois são capazes eliminar o excesso de peso, afinando a cintura em um tempo muito menor. Segundo pesquisas realizadas  na Universidade de Queensland (Austrália), baseada em testes realizados com roedores, comprovaram que o chá feito da folha verde não apenas emagrece, mas regulariza a pressão arterial. Este efeito se deve à oleuropeína, um presente encontrado nas folhas verdes da oliveira, cuja ação anti-inflamatória é responsável por queimar a gordura que está sobrando no corpo. 

É também possível encontrar no vegetal componentes importantíssimos como o selênio, o cobre, magnésio, potássio, manganês, zinco e fósforo, um time de minerais que faz o metabolismo acelerar e estimula a queima das gorduras. Por isso, separei uma receita rápida e super eficaz: ferva um litro de água para cada 4g a 5g da erva. Quando a água ebulir, acrescente as folhas, espere por um minuto, retire do fogo, e beba logo em seguida. E não adicione açúcar. Umas gotinhas de limão também podem dar sabor ao chá.

Com o consumo regular de 4 xícaras, em média, por dia você emagrece de 2 a 3kg
e reduz consideravelmente a circunferência e a gordura abdominal.

Mas não espere milagres, faça-os acontecer. Exercício físico e uma vida mais saudável vão garantir seu sucesso sempre.


Fonte: Dieta Já

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Aposte nas cápsulas de frutas cítricas para perder peso!


Vocês já devem saber que as frutas cítricas trazem diversos benefícios para a saúde. Além de aumentarem a imunidade (por serem ricas em vitamina C), elas também regulam o colesterol (por causa das fibras), combatem o envelhecimento precoce e ainda ajudam o organismo a absorver melhor o ferro presente nos alimentos, afastando as chances de contrair anemia. O que vocês não sabiam é que um extrato combinado dessas frutas ajuda a emagrecer.

Isso mesmo! As cápsulas com extrato de frutas cítricas (laranja vermelha, toranja, citrus e guaraná) combinam biofenóis (um antioxidante natural) e cafeína (que aumenta a disposição). O extrato age estimulando a lipólise, isto é, a queima de gordura. Uma pesquisa sobre o extrato constatou que, em um mês, um grupo de voluntários chegou a perder uma média de 4,65% de gordura corporal, e perda de 2,2 kg.

O extrato de frutas cítricas pode ser encontrado em 60 cápsulas de 700 mg.  É recomendável administração de 2 cápsulas ao dia, uma antes de cada refeição. Ele é vendido em farmácias de manipulação ou lojas de produtos naturais. Não foram observados efeitos colaterais nos pacientes que fizeram uso deste fitoterápico, sendo, portanto, uma alternativa segura e eficiente para eliminar gordura.

Devemos lembrar que, para a perda de peso ser eficaz e duradoura, é necessário seguir uma dieta balanceada e a prática de atividades físicas. O extrato de frutas cítricas não deve ser ingerido sem orientação médica.


segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Invista na abóbora para chegar ao peso ideal



A abóbora é um alimento versátil e, além de render pratos muito saborosos, traz junto um pacote de benefícios para a saúde, segundo informa o jornal Huffington Post, como benefícios para o coração, a visão e também a boa forma. Veja alguns dos motivos para se inserir este legume na sua rotina alimentar.

Mantém a visão aguçada

Um copo de abóbora cozida ou em forma de purê contem mais de 200% do que o recomendado em vitamina A, o que ajuda a visão, segundo o National Institues of Health. O alimento também é rico em carotenoide, componente que garante a cor laranja, e betacaroteno, que o corpo transforma em vitamina A.

Ajuda na perda de peso

A abóbora é uma ótima fonte de fibras, e, além disso, é pouco calórica. Com isso, mantém a sensação de saciedade mesmo sendo leve. As dietas ricas em fibras ajudam a perder peso. 

Sementes amigas do coração

Elas são ricas em fitoesteróis, que têm sido associados em estudos como redutores do colesterol ruim.

Reduz o risco de câncer

A abóbora possui o antioxidante betacaroteno, que atua na prevenção do câncer, de acordo com o National Cancer Institute.

Protege a pele

Os carotenóides presentes na abóbora têm o poder de neutralizar os radicais livres e manter as células cancerígenas à distância. Além disso, ajudam no combate às rugas.

Melhora o humor

As sementes da abóbora são ricas em triptofano, um ingrediente importante na produção de serotonina, um dos principais responsáveis quando se trata de nosso humor. Um punhado de sementes de abóbora torrada pode ajudar a melhorar o dia.

Ajuda na recuperação pós-treino

Um copo de abóbora cozida tem mais potássio do que uma banana – 564 miligramas, enquanto a banana tem cerca de 422. Essa reposição é importante para equilibrar os eletrólitos pós-treino e manter os músculos funcionamento na sua melhor forma.

Auxilia o sistema imunológico

Um copo de abóbora cozida contém mais do que 11 miligramas de vitamina C, ou seja, 20% das 60 miligramas recomendadas diariamente para uma mulher (homens devem ingerir cerca de 75 miligramas). 

Fonte: Terra Saúde

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Troque o chocolate pela alfarroba!


Típica da região do mediterrâneo, a alfarroba é uma espécie de vagem cujas sementes são removidas, torradas e moídas, dando origem a uma farinha escura e doce com sabor bastante similar ao do chocolate. No entanto, olhando de perto, é possível notar que os dois alimentos são muito diferentes, principalmente na hora de encaixá-los na dieta. Conheça a seguir os benefícios da alfarroba e porque você deve trocar o chocolate por ela:

Açúcar
O cacau tem sabor mais amargo e precisa de uma maior quantidade de açúcares para que seu gosto fique mais compatível como paladar. A alfarroba, por sua vez, já é naturalmente adocicada e dispensa a adição de açúcar. Essa característica faz com que alfarroba tenha baixo índice glicêmico, garantindo glicemia mais estável e maior saciedade. Já os chocolates açucarados têm alto índice glicêmico, que tem o efeito contrário no corpo.

Fibras
Enquanto o chocolate meio amargo tem 4,9 gramas de fibra alimentar em 100 gramas, a alfarroba em pó tem 39,8 gramas de fibras para a mesma quantidade. Além de ajudar no bom funcionamento do sistema digestivo, esse composto dos alimentos aumenta a sensação de saciedade, fazendo com que o consumo exagerado de alimentos seja reduzido.

Vitaminas
Na composição da alfarroba, há vitamina A, que é essencial para o crescimento dos ossos e dentes e melhora da visão, vitamina B1, que beneficia o sistema nervoso, músculos, coração e raciocínio, e vitamina B2, que é a responsável por extrair energia de gorduras, proteínas e carboidratos no nosso corpo. O chocolate com maior quantidade de cacau na sua composição, por sua vez, é rico em vitaminas A, C e do complexo B.

Dica: apesar de ser utilizada no preparo de bolos, pães e bombons, a melhor maneira de consumir farinha de alfarroba é crua, pois seus nutrientes ficam mais preservados.

Minerais
O chocolate ao leite é rico em cálcio: tem 191mg de cálcio em cada 100 gramas. Mas a alfarroba tem ainda mais: são 348mg para a mesma quantidade.

Intolerância alimentar
Além de ser uma excelente alternativa para quem é alérgico ao chocolate ou tem intolerância ao cacau, a alfarroba não possui lactose ou glúten. Outro ponto positivo é a ausência de estimulantes como cafeína e teobromina.

Você pode encontrar produtos a base de alfarroba em lojas de produtos naturais e diet.

Fonte: Bolsa de Mulher

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Os benefícios da soja na alimentação



Você já deve saber que a soja é um grão cheio de benefícios. Ela é rica em proteínas, vitaminas e minerais como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, entre muitos outros. Mas se você ainda não se convenceu dos poderes desse alimento, eu vou dar aqui alguns motivos para você inserir de vez a soja na sua alimentação.

O fósforo e o potássio, minerais presentes na soja, são ótimos para garantir músculos fortes e disposição para praticar atividades físicas. Se você tem preguiça de entrar na academia, comece consumindo mais soja! Você vai ver que a sua vontade de praticar exercícios vai aumentar!

Outra substância que encontramos na soja é a serotonina, hormônio responsável pelo bom humor. Está estressado? Coma soja! Ela vai trazer bem estar e prazer no seu dia-a-dia.

Já reparou que vários produtos de supermercado têm em sua composição a lecitina de soja? Mas o que ela faz? Pois a lecitina de soja atua na conservação das ligações nervosas, melhorando a transmissão de estímulos para o cérebro e aumentando a memória!

Isoflavonas: a substância de nome difícil é uma boa aliada no combate aos sintomas da menopausa, e também existe em grande quantidade na soja.

Você pode consumir a soja de várias maneiras. Farinha, leite, queijo (tofu), proteína texturizada (carne de soja), ou o próprio grão torrado, como aperitivo.

E não se esqueça! O consumo de soja e de outros alimentos funcionais só garantem uma vida saudável se  aliados a hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e a prática de atividade física regular.