A Medicina Ortomolecular feita da maneira certa!

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Alimentos poderosos para sua dieta



Existem muitos truques por aí que garantem um corpo lindo e a redução de medidas imediata. Mas a verdadeira maneira de se manter em forma é apostar numa dieta saudável, a base de alimentos naturais, como sementes, frutas, verduras e um time de outros itens indispensáveis para seu cardápio. Hoje, vamos falar sobre estes alimentos e os poderes que exercem sobre nosso organismo.

No grupo das sementes, a amêndoa é uma ótima opção. Além de ser ótima para a pele, é rica em gordura boa (mono e poli-insaturadas), e ajuda a perder peso e melhora a sua saúde. Seus benefícios não param por aí:  tem ação anti-inflamatória, baixo índice glicêmico (saiba mais sobre índice glicêmico), fibras, magnésio e proteína. E uma ótima informação para as mulheres: combate a celulite e ajuda a emagrecer!

O coco, uma deliciosa bebida para os dias mais quentes, também pode ser incluso na sua lista do bem. Rico em ômega-3, o fruto faz um bem danado ao coração e age como um excelente anti-inflamatório. Outra notícia boa para quem quer perder umas gordurinhas: o alimento é utilizado como fonte primária de energia pelo organismo, ou seja, não fica armazenada. 

A chia, outra sementinha ótima para emagrecer, carrega os ácidos linolênico, oleico e alfa-linoleico, que ajudam a diminuir as inflamações. Por ser rica em fibras solúveis, melhora o trânsito intestinal e ajuda a aumentar a sensação de saciedade, o que corrobora para a perda de peso. Controla, também, os níveis de glicose, colesterol e pressão artificial. Maravilhoso, não?!

Agora, você já sabe quais itens incluir na sua lista de compras e alavancar sua saúde!

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Aposte nesses 4 alimentos termogênicos para queimar gordura corporal


Aqui no blog eu já mostrei 7 alimentos que te ajudam a emagrecer mais rápido porque são termogênicos, ou seja, aceleram o metabolismo e auxiliam na queima de gordura corporal. Pois você pode acrescentar mais quatro alimentos a essa lista, e incluir todos em uma alimentação variada. Confira:

GUARANÁ EM PÓ
Tem efeito estimulante, melhora a atenção e o rendimento na prática da atividade física. Uma colher de café por dia é o suficiente, adicionado ao leite, água ou suco.

CAFÉ
O café otimiza a performance dos treinos, o rendimento e o desempenho cognitivo. Isso aumenta a agilidade e a atenção, além de reduzir a fadiga. Três a quatro xícaras por dia bastam.

PIMENTA VERMELHA (CAPSAICINAS)
Aumenta a salivação, estimula a secreção gástrica e o bom funcionamento intestinal. Alguns estudos mostram redução na ingestão alimentar e aumento do gasto energético após as refeições que contêm pimenta. Três a quatro gramas por dia em temperos em pratos quentes e saladas são o ideal.

FEIJÃO BRANCO
A faseolamina  presente nele tem como propriedade inibir a atividade da enzima responsável pela transformação do amido (carboidrato) ingerido, em glicose. Esse mecanismo apresenta uma alternativa segura para as dietas de emagrecimento e para diabéticos que precisam diminuir a quantidade de açúcar circulante.


Fonte: Daqui Dali

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Chocolate amargo: delicioso e um aliado da saúde


Se você é chocólotra(o) assumida(o), vai gostar da notícia: o chocolate amargo, além de uma delícia, faz bem para a saúde do coração e ajuda a combater o estresse. Os chocolates ao leite, por sua vez, devem ficar fora da sua dieta. Hoje vamos entender por que esta sobremesa virou queridinha entre os nutricionistas.

Pesquisas realizadas na Universidade de San Diego (EUA) submeteram voluntários a comer algumas gramas de chocolate amargo todos os dias, durante uma quinzena. O resultado foi uma baixa nos níveis de glucose e de LDL (colesterol ruim), e um aumento no HDL (colesterol bom). Além deste experimento, estudos e outras pesquisas também reforçam estes benefícios e mais: o consumo de chocolate amargo combate o acúmulo de placas de gordura, ajuda no controle da pressão arterial e do fluxo sanguíneo. Todavia, os benefícios só valem para o chocolate que tiver acima de 70% de cacau e precisa estar incluso em uma alimentação balanceada.

Ademais, a iguaria também tem efeito antioxidante. Os responsáveis por estes benefícios são os flavonoides, antioxidantes naturais. Além de agir contra o envelhecimento, o chocolate amargo é fonte importante de potássio e magnésio, minerais envolvidos principalmente na força muscular. Porém, não se esqueça: a sobremesa é uma fonte rica de calorias! Uma barra comum, de 170g por exemplo, tem 816 calorias. Por isso, não exagere na dose! 40 gramas três vezes por semana são mais do que suficientes para obter todos esses benefícios sem comprometer suas medidas.



Fonte: Revista Viva Saúde

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Invista na linhaça


As pesquisas não cansam de descobrir os benefícios da linhaça para a saúde. É por isso que quando se fala na semente, a gente já imagina uma avalanche de vantagens. Fonte de fibras alimentares, proteínas, vitaminas B1, B2, C, E, caroteno, ela é a mais rica fonte de ômega 3 existente na natureza e, ainda, contém ferro, zinco e um pouco de potássio, magnésio, fósforo e cálcio. Todos estes componentes podem diminuir o risco de algumas doenças degenerativas como diabete, arteriosclerose e doenças cardíacas.

As mulheres aprenderam a colocá-la no prato também pelos benefícios que proporciona a beleza. Além de melhorar o funcionamento do intestino, a linhaça acaba com a retenção de líquidos e ajuda na eliminação de toxinas. Fonte de ácidos graxos poliinsaturados, ainda retarda o envelhecimento celular e combate os radicais livres, deixando a pele jovem e bonita. Quer mais? Ela contém uma substância chamada taglandina, que regula a pressão do sangue, a função arterial e exerce um papel importante no metabolismo de cálcio, melhorando a produção de energia celular. Quer dizer? Seu consumo faz com que os músculos se recuperem mais rapidamente após os exercícios. Você pode ir para a academia tranquila porque a chatinha dor do dia seguinte tende a ser mais branda!

Seu poder de emagrecimento também é mega! Quando associada a uma dieta hipocalórica ou a reeducação alimentar, ela também ajuda a emagrecer. Uma colher de sopa possui só 39 calorias. O ideal é que se consuma 2 colheres de sopa por dia. Você não tem desculpas para acrescentá-la no seu dia a dia. Ela pode ser adicionada no suco, sobre uma fruta, ou misturada com aveia, leite desnatado ou iogurte 0% gorduras e de baixas calorias.


Fonte: Shape

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Aposte no chá mate para diminuir o colesterol


O chá-mate é uma bebida produzida a partir da erva-mate (Ilex paraguariensis) tostada. Entre os nutrientes da erva-mate, e consequentemente de seu chá, destacam-se as metilxantinas (cafeína e teobromina), compostos fenólicos, flavonoides e as saponinas. Entre os seus benefícios estão:
Diminui o colesterol: A erva-mate é rica em saponinas, que tem um efeito anti-inflamatório, e compostos fenólicos, que possuem forte ação antioxidante. Estes nutrientes contribuem para a diminuição do colesterol total e do colesterol ruim, o LDL. Isto porque ajudam a bloquear a absorção de colesterol no intestino delgado e ainda inibem a síntese do lipídeo no fígado. 
Ajuda a emagrecer: O chá-mate possui as metilxantinas (cafeína e teobromina) em sua composição. Essas substâncias conferem ao chá o efeito termogênico, pois ele acelera o metabolismo e aumenta o gasto calórico em repouso. Esse mecanismo aumenta a queima de gordura, por isso a bebida pode contribuir para o emagrecimento. 
Ação diurética: As metilxantinas (cafeína e teobromina) presentes no chá-mate também possuem propriedades diuréticas. Assim, a ação diurética da bebida ajuda na eliminação de toxinas que fazem mal para o organismo e dificultam o emagrecimento. 
Melhora a digestão: As saponinas presentes no chá-mate auxiliam na liberação de sucos digestivos, principalmente a bile, por isso, podem facilitar a digestão de alimentos. 
A quantidade recomendada de chá-mate é de cerca de um litro por dia no qual é utilizado 20 gramas das folhas de erva-mate. É interessante dividir a bebida em porções de 330 ml e tomá-las antes ou durante as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar). Evite o chá mate de saquinho, que costuma vir misturado a outras ervas. Para adoçar, previra agave ou stévia.
Fonte: Minha Vida



quarta-feira, 3 de setembro de 2014

5 alimentos que ajudam a eliminar a gordura abdominal



Quando engordamos um quilo ou dois, o peso extra se reflete diretamente na nossa circunferência abdominal. E a gordura localizada nessa parte do corpo é uma das mais difíceis de serem eliminadas. Mas o acúmulo de gordura é um estado inflamatório do organismo, isto é, um mecanismo de defesa contra a alimentação irregular. Portanto, comer os alimentos certos (chamados antiinflamatórios) e evitar alguns maus hábitos pode te ajudar a acabar com a inflamação e, por conseqüência, com a gordura no abdômen.

Acrescente à dieta
— Chá verde é o rei desse grupo. Beba 2 xícaras por dia. Prefira sempre o feito com as folhas secas ao invés do industrializado.
— Açafrão combina com arroz e frango e ajuda a secar as gordurinhas. Utilize a gosto três vezes por semana.
— O gengibre cru, ralado ou fatiado, vai bem com legumes e salada e é antiinflamatório. Faça um chá fervendo um pedaço de 3 centímetros em 1 xícara de água. Já o gengibre do restaurante japonês tem muito açúcar e perde tal função.
— As sementes de linhaça e chia e os peixes de água fria, como salmão, bacalhau e atum, são ricos em ômega 3 (que faz a “troca” da gordura ruim pela boa). Coloque 2 colheres (sopa) dos grãos em sucos, no leite ou na salada. Coma um filé de 150 gramas de algum dos peixes citados três vezes por semana.
— A quercetina é uma substância antiinflamatória presente na maçã, que deve ser consumida uma vez ao dia, e também na cebola, que pode entrar na comida à vontade.
— Nem toda gordura é ruim. O óleo de gergelim tem ômega 6 (que elimina a gordura LDL, a ruim). Use 1 colher (café) em saladas.
Mude hábitos!
— Em vez de sal, use ervas e especiarias, como alecrim, salsinha e cebolinha, para temperar a comida.
— Coma carnes vermelhas apenas duas vezes por semana. Escolha as magras e limite-se a um filé de 150 gramas.
— Troque o açúcar por adoçantes naturais: estévia e agave.
— Alimentos industrializados, com conservantes, corantes e espessantes, entram na dieta só uma vez por semana.
— Priorize os carboidratos integrais.
Força extra
SUCO DETOX
Ingredientes:
1 fatia de abacaxi
1 copo (200 ml) de água de coco
Suco de ¼ de limão
1 folha de couve-manteiga crua, fatiada
1 colher (sopa) de gengibre ralado
Folhas de hortelã à vontade

Modo de preparo:
Bata os ingredientes no liquidificador. O suco tem efeito termogênico, acelera o metabolismo e a queima de gordura. Tome uma ou duas vezes ao dia.

Fonte: Cláudia

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Emagreça com chá de folha de amora


Além de eliminar as gordurinhas, faz milagres pela saúde e bem estar. Estamos falando do chá de folhas de amora, que possui propriedades medicinais poderosíssimas. A bebida ajuda no combate ao diabetes e ao colesterol alto e é uma ótima pedida para regular o intestino. O chá de amora pode colaborar para a perda de peso devido à presença de fibra e leveduras, que facilitam a digestão e melhoram o funcionamento intestinal.

Além disso, a amora é conhecida por ser a fruta reguladora dos hormônios, já que alivia cólicas menstruais, os desconfortos da TPM e os sintomas da menopausa, como calores intensos e o ressecamento da vagina, por exemplo. O chá também auxilia na prevenção da osteoporose,estabiliza a taxa de açúcar no sangue, diminui as dores de cabeça e a insônia e sua combinação de vitaminas C e E combatem os radicais livres, contribuindo, assim, para o rejuvenescimento da pele.

A maneira correta de fazer o chá é ferver um litro de água e, em seguida, acrescentar de três a cinco folhas de amora. O chá pode ser consumido no decorrer do dia em que foi preparado, quente ou em temperatura ambiente. A perda de peso varia de pessoa para pessoa, mas a média é de 1,5kg por semana, tendo uma alimentação balanceada e uma prática diária de exercícios físicos. Você pode utilizar as folhas ao natural (se você tiver acesso a uma amoreira) ou comprá-las secas em lojas de produtos naturais.


Fonte: Oficina da Moda/Bolsa de Mulher