A Medicina Ortomolecular feita da maneira certa!

quarta-feira, 25 de março de 2015

Os benefícios do alho poró para a saúde e o emagrecimento


O alho poró está cada vez mais conquistando o paladar de muitos. Ele cai bem em várias receitas: pizza, risoto, patê, salada e até em preparações mais simples, como por exemplo incluir no arroz de todo dia. E o melhor de tudo isso é que ele tem propriedades bem interessantes para saúde.

Da mesma família do alho e da cebola, o alho poró que mais parece com a cebolinha possui vários nutrientes, vitaminas e minerais: vitamina A, C e do complexo B, ferro, fósforo, potássio, cálcio e a substância funcional chamada alicina que tem ação anti-inflamatória e colabora com o bom trabalho do sistema imunológico. Ele também pode ajudar no controle do colesterol.

Hoje em dia já é possível encontrar essa hortaliça em feiras, sacolões e alguns supermercados. Na hora da compra prefira os bem brancos, com a parte superior das folhas bem verdes e frescas. Você pode guardar na geladeira e usar no prazo de 3 a 5 dias. Utilize a parte branca e prefira consumir cru ou levemente aquecido para que conserve suas características naturais.

Geralmente ele é usado fatiado e pode ser preparado refogado ou assado. Procure deixar sempre al dente, para que não perca a e textura e o sabor. Fica uma delícia em recheios de tortas, suflês, risotos. Para os que não gostam de cebola, ele pode ser um ótimo substituto, já que o seu cheiro e sabor são mais suaves.


Fonte: Mais Equilíbrio

segunda-feira, 23 de março de 2015

Receita fit: tapioca rosa, excelente para o pré-treino


Sem glúten, sem sódio, mas rica em fibras e substâncias antioxidantes. A tapioca rosa, feita com beterraba, une dois ingredientes que são queridinhos de quem gosta de malhar. Feita com a fécula da mandioca, é livre de glúten e sódio, além de ser pouco calórica.

Entre os benefícios da tapioca, podemos citar que, por ser derivada da mandioca, não contém glúten em sua composição. Além disso, é uma fonte de carboidratos e, por isso, de energia. Já O consumo da beterraba está ligado a um melhor aproveitamento dos músculos por ser uma fonte de energia, além de aumentar a dilatação dos vasos sanguíneos, o que está ligado à melhora do fluxo de sangue e passagem de oxigênio. Por isso, a combinação é uma ótima fonte de energia pré-treino! Confira a seguir a receita de tapioca rosa, um alimento saudável, com mais fibras e substâncias antioxidantes para você apostar sem medo.

Ingredientes
500g de tapioca pronta, dessas de saquinho que se compra no mercado.
¼ de uma beterraba pequena

Modo de preparo

Como fazer usando a goma de tapioca
Cozinhe a beterraba e a amasse com o garfo. Misture a beterraba amassada à massa da tapioca pronta. Nesta etapa é preciso atenção, pois o ideal é que a tapioca não fique muito molhada por causa da beterraba. 

Como fazer usando o polvilho
Cozinhe uma beterraba e use a água parar hidratar o polvilho. Para 500g (doce ou azedo), adicione aos poucos, cerca de 100 ml de água do cozimento da beterraba. Atenção: adicione realmente aos poucos para não molhar demais. Depois de ser hidratada, passe a tapioca na peneira para que, ao colocar na frigideira, ela fique soltinha. Pronto. Use o recheio de sua preferência e deixe a sua tapioca saudável e deliciosa.  

Rende: 5 porções


Fonte: Boa Forma

sexta-feira, 20 de março de 2015

Benefícios do abacaxi no pré e pós treino


O abacaxi é excelente para a saúde e para muitas pessoas que praticam atividades físicas, pois possui benefícios que vão além do seu sabor e acidez. Confira quais são eles:

Fonte de açúcar natural, proteínas, vitaminas (A, complexo B, fosfato) e minerais (Magnésio, Cálcio, Potássio, Sódio e Ferro)

Além de ser uma fonte de energia e nutrientes muito boa pra atletas, o abacaxi contém uma enzima chamada bromelina (Protease) – uma potente enzima que assiste na quebra de proteína em aminoácido. Por isso bromelina é recomendada para esportistas depois do treino junto com uma porção de proteína, justamente para maximizar e acelerar a digestão e absorção de nutrientes para a recuperação muscular.
O Abacaxi é uma ótima comida medicinal para quem tem problemas de digestão: (hypocloridria), anemia, falta de memória, gases, congestão de rim, retenção de água, reumatismo, infecção de bexiga, respiratórios como infecção, resfriado, bronquite, pneumonia e asma.

Fonte: Onlinefit

quarta-feira, 18 de março de 2015

10 benefícios do cranberry para a saúde


Frutinha vermelha muito comum nos Estados Unidos, a cranberry vem fazendo muito sucesso também no Brasil. Por aqui, ela é chamada de oxicoco, e pode ser encontrada tanto em forma de suco industrializado, nos supermercados, como in natura, em algumas lojas de produtos naturais, e também desidratada.

Rica em propriedades funcionais, a fruta possui efeitos terapêuticos e é muito indicada no tratamento de infecção urinária. Estudos comprovam que ela apresenta compostos muito eficientes para prevenir contra a infecção urinária, que inibem a aderência das bactérias nas vias urinárias.

Todas as mulheres devem consumir um copo da bebida pela manhã para evitar o aparecimento do problema, que é mais comum entre o sexo feminino. Para as que já sofrem com problemas recorrentes do trato urinário, o melhor é bebam de dois a três copos todos os dias. Pouco calórica quando consumida sem açúcar, a cranberry é capaz de produzir a sensação de saciedade, contribuindo para o emagrecimento saudável. Além disso, a fruta é riquíssima em antioxidantes, que previnem contra doenças e retardam o envelhecimento.

Veja abaixo os 10 maiores benefícios do alimento à saúde:

1. Previne e trata as infecções do trato urinário
2. Pouco calórica
3. Produz saciedade
4. Previne contra inúmeras doenças, como o câncer
5. Retarda o envelhecimento celular
6. Fonte de vitaminas A, C e K
7. Fonte de polifenois como o resveratrol, que protegem o coração
8. Reduze o nível de colesterol no sangue
9. Previne a gastrite e úlcera, já que impede a fixação de certas bactérias na mucosa estomacal
10. Previne a placa bacteriana


Fonte: Bolsa de Mulher

segunda-feira, 16 de março de 2015

Combine berinjela e couve para emagrecer


Fáceis de encontrar, baratas, versáteis, saborosas e cheias de nutrientes. Se não bastasse tudo isso, a berinjela e a couve ainda são consideradas campeãs quando o assunto é emagrecimento. Esses alimentos, ricos em vitaminas e minerais, ajudam a emagrecer por serem pouco calóricos e terem muitas fibras, que diminuem a absorção de gorduras, controlam o açúcar no sangue e dão saciedade. Vale lembrar que essas duas maravilhas auxiliam na perda de peso, mas não devem substituir as refeições, já que sozinhas não fornecem todos os nutrientes necessários.

Berinjela
Conta com apenas 30 calorias a cada 100 gramas. Isso porque 92% da berinjela é água, o que a torna um poderoso diurético, capaz de acabar com o inchaço. Além de ser rica em fibras, que ajudam a diminuir a fome, ela tem também saponina, substância que quebra as moléculas de gordura. Outro benefício nota 10: a berinjela é um ótimo anti-inflamatório, capaz de reduzir a celulite.

Couve
Cheia de vitaminas e minerais, é um alimento de fácil digestão, com pouquíssimo sódio e nada calórico. Excelente fonte de cálcio e fibras, bloqueia as enzimas de gordura e contribui para o bom funcionamento do intestino. Além de tudo isso, ela também deixa você saciada por mais tempo. Para ter uma ideia, uma xícara de chá de couve tem apenas 36 calorias. Use e abuse dela!

Fonte: Anamaria


sexta-feira, 13 de março de 2015

Aposte no açafrão para eliminar gordura e perder peso


O açafrão (ou cúrcuma) equilibra os níveis de açúcar no sangue e mantém o organismo sempre em bom funcionamento, o que ajuda na constante quebra de gordura. Os especialistas garantem que é possível eliminar 4 kg em 21 dias incluindo esse tempero no cardápio ou fazendo uso oral de uma cápsula de cúrcuma diariamente.

O açafrão diminui o ganho de peso no momento em que chega ao intestino. Numa dieta normal, milhões de toxinas passam pela corrente sanguínea e contribuem para a formação de células adiposas. Quando elas inflamam, a pessoa engorda, e o açafrão ataca justamente esse processo. Estudos explicam que o tempero diminui a produção de gordura e ainda age como um anti- inflamatório natural. Tudo graças à curcumina, substância que dá o pigmento amarelo ao alimento. Ela faz uma varredura, eliminando as toxinas e acabando com as inflamações, que podem estar em forma de gordura localizada e celulite. 

Essa faxina começa quando o açafrão encontra as células adiposas do nosso corpo e emite uma ação que quebra a gordura. O sistema imunológico também aumenta o poder de limpeza das células. Os cientistas descobriram ainda que o tempero paralisa a produção de moléculas que colaboram com a formação do tecido gorduroso. E não é tudo: o açafrão também é termogênico, ou seja, aumenta a temperatura corporal, o que ajuda a acelerar ainda mais o metabolismo.

Quando o processo emagrecedor evolui, a cúrcuma trabalha para curar o corpo, impedindo que os quilos perdidos retornem. Em outra pesquisa, descobriu-se que o açafrão é capaz de reparar os tecidos do fígado que foram danificados por toxinas. Esse órgão sadio diminui a quantidade de lixo circulando e isso reduz a necessidade do corpo de produzir gordura. 

O tempero também melhora a habilidade do corpo em equilibrar o açúcar no sangue. Numa amostra clínica conduzida na Ásia, pessoas pré-diabéticas foram submetidas a uma dieta com açafrão por seis meses. Nove meses depois, nenhuma delas havia desenvolvido a doença, enquanto 19% das que estavam no grupo de controle e que não comeram açafrão ficaram diabéticas.  

Você precisa apenas de 1 colher (sopa) de açafrão por dia para desencadear os poderes de redução de peso e eliminar a gordura localizada. A dica é utilizá-lo em peixes, frango, arroz integral, risotos, sopas e até em molho para salada. No começo da dieta, pode ser usado todos os dias e, após um mês, três vezes por semana, para manter o peso. Só um cuidado: se você está grávida ou amamentando, não deve investir na cúrcuma sem a orientação de um médico. O mesmo vale para pessoas com cálculos biliares ou úlceras estomacais.


Fonte: M de Mulher

quarta-feira, 11 de março de 2015

Saiba tudo sobre o óleo de coco


Muitas dúvidas sobre o óleo de coco surgiram na minha página do Facebook. Esse post vai esclarecer os aspectos desse produto. O óleo de coco ajuda emagrecer, diminuir a circunferência, os triglicérides e o colesterol ruim (LDL), e também aumentar o bom colesterol (HDL) por sua característica antiinflamatória.

O óleo de coco age diminuindo o apetite, fazendo com que a pessoa tenha menos fome e tenha um gasto energético maior, favorecendo a perda de peso. O ideal é tomar meia colher de sopa por dia, aumentando a dose gradualmente até, no máximo, 4 colheres de sopa diárias.

O óleo de coco virgem pode ser consumido puro (tem sabor agradável), ou em substituição aos óleos de soja e canola, pois não altera o sabor dos alimentos. Pode ser incorporado em bolos e usado para temperar a salada. Mas lembrem-se sempre de que o óleo de coco saudável é o virgem! O óleo de coco refinado não mantém suas propriedades benéficas e as cápsulas de óleo de coco ainda não tiveram a sua eficácia comprovada.

De todos os tipos de óleo vegetal o de coco tem a maior concentração de ácido láurico, um ácido graxo presente também no leite materno. Ele também melhora a absorção dos nutrientes pelo organismo, age na prevenção e combate a fungos e parasitas, regula a função intestinal, combate a fadiga crônica e a fibromialgia, e ajuda no controle da diabetes.