A Medicina Ortomolecular feita da maneira certa!

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Alimentos detox pós-ceia


Um dos grandes desafios nas festas de fim de ano é manter a dieta ou uma alimentação regrada. São tantas guloseimas e tantos pratos gostosos, que fica até feio não experimentar. Mas entre uma ceia e outra, você pode acabar perdendo o controle no prato e exagerando na dose. Hoje, vou compartilhar alguns alimentos que irão ajudá-lo a aliviar a sensação de mal-estar e de "estufamento" depois das comemorações.


FRUTAS

Abacaxi
Por possuir uma enzima chamada bromelina, responsável por digerir as proteínas presentes em grandes quantidades, o abacaxi é uma das opções para combater o inchaço e aliviar o estômago. Uma fatia média, consumida após a refeição, é o suficiente. Para quem sofre de gastrite ou refluxo, fica o alerta! A fruta aumenta a acidez no estômago, aumentando os sintomas das doenças. Por isso, evite!

Maçã
A fruta rica em vitaminas B, C e E e polifenóis, ajuda a manter a mucosa gástrica e o equilíbrio das funções do intestino. Também é rica em pectina, substância que dificulta a absorção de carboidratos e gorduras pelo organismo. O ácido presente no alimento age como anti-inflamatório enquanto seu suco tem grande poder de regeneração. Você pode consumir a maçã como sobremesa ou sucos nos dias pós-festa.

FOLHAS
Couve
Por ser rica em fibras, a verdura é um forte aliado no processo digestivo, favorecendo um melhor trânsito intestinal. E mais: é excelente para o fígado por possuir sulforafano, isotiocianato e indóis, substâncias que previnem contra o câncer. A folha pode ser consumida diariamente na forma de suco ou até na forma crua ou refogada. Mas quem sofre de hipo ou hipertireoidismo, cuidado! O vegetal pode alterar as funções da glândula da tireoide. A palavra-chave é moderação.

Repolho Roxo
Tem forte ação anti-inflamatória e por conter muito enxofre, participa diretamente na desintoxicação e limpeza do organismo. Pode ser consumido sem exagero. Porém, quem sofre de flatulência, deve dobrar o cuidado, pois a hortaliça favorece o acúmulo de gases no estômago e intestino.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Benefícios do grão de bico para a dieta


Seguir uma dieta com grão de bico virou tendência entre quem eliminou o glúten e a lactose da alimentação, seja por intolerância ou simplesmente para perder peso. Isso porque o grão é livre das duas substâncias, além de possuir baixo valor calórico e alto teor de fibras, o que ajuda a emagrecer de forma mais eficiente.

Essa leguminosa de poucas calorias ainda tem boa quantidade de cálcio e ferro em sua composição, além de ser fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico. Outra qualidade excelente do grão de bico é que ele é fonte de triptofano, um aminoácido que estimula a produção de serotonina, aquela famosa substância que gera bem-estar.

O indicado para quem está de dieta é comê-lo durante as principais refeições, como substituto de alguma outra leguminosa, como feijão, ervilha ou lentilha. É possível ainda preparar uma salada ou apostar em alguma receita que leve o ingrediente.

O consumo dos melhores nutrientes desse alimento depende de saber como preparar o grão de bico. Ele precisa ficar de molho em água fria de um dia para o outro. O ideal é que se substitua essa água gelada ao menos uma vez durante esse período. Antes de cozinhar, lave bastante em água corrente. Depois, cozinhe em panela de pressão com água que cubra até dois dedos dos grãos e um pouco de sal, por pelo menos 10 minutos (contados a partir do momento em que a panela pegar pressão). Quando estiver pronto, você consegue eliminar as cascas dos grãos apenas pressionando com a ponta dos dedos.

Uma dica de preparo é apostar uma pasta de grão de bico, receita semelhante ao que leva o nome de húmus na culinária árabe. Para fazer, você precisa bater no liquidificador duas xícaras do grão cozido e sem casca com cerca de uma concha da água do cozimento. Junte metade de uma cebola, um dente de alho e outros temperos a gosto e continue batendo. Acrescente aos poucos o suco de um limão, 1/4 de xícara azeite e um pouco de sal. Está pronto!


Fonte: Bolsa de Mulher

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Trocas saudáveis para 2015


O próximo ano já está dando as caras, e os “projetos” (verão, emagrecimento, entre outros) estão com tudo. Que tal então começar 2015 fazendo algumas trocas saudáveis? São pequenas substituições do cardápio que podem te ajudar na perda de peso e aumentar sua disposição, tanto para dar disposição para os exercícios como para enfrentar a rotina diária com mais ânimo; confira quatro dicas a seguir: 

Escolha água com gás no lugar de refrigerantes diet: as versões sem açúcar possuem menos calorias, mas acabam aumentando a vontade por doces horas mais tarde; uma espremida generosa de limão na água com gás ainda beneficia o corpo com uma dose extra de vitamina C. 

Troque iogurte com sabor por sua versão natural: iogurtes com adoçantes ou sabores artificiais também podem potencializar sua vontade por mais doces horas após o seu consumo; opte pela versão com menos gordura e adicione frutas naturais como opção.

Invista no chocolate amargo (se for orgânico, melhor ainda!) ao invés de sua versão ao leite: uma barra pequena da versão amarga tem propriedades que ajudam a circulação de sangue pelo cérebro e pelo coração, além de ter bem menos açúcar do que sua versão original.

Substitua o adoçante por stevia: adoçantes artificiais com aspartame já foram associados a doenças de pele e até depressão; já a stevia, de origem vegetal, possui zero caloria, zero carboidrato e, de acordo com estudos, também ajuda a reduzir a pressão arterial.

Fonte: Vogue


segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Gelatina: sobremesa gostosa e que faz bem!


Se consumida regularmente, a gelatina auxilia na redução dos níveis de colesterol no sangue, de triglicérides e no controle da glicemia. Por ser rica em proteína, a gelatina fortalece os ossos e previne o organismo de doenças como a osteoporose. Ela promove também uma maior resistência física aos desportistas. E mais: colabora para a manutenção da juventude, deixando cabelo, unhas e pele mais bonitos. 

Por que ela faz bem?

Por ser a principal fonte de colágeno, substância que tem como função impedir a deformação dos tecidos que fazem parte da estrutura de ossos, pele, cartilagens e tendões, a gelatina tem um papel importante na prevenção e no tratamento de doenças, como artrose e osteoporose. Também é bastante utilizada na recuperação de pessoas submetidas a procedimentos cirúrgicos, pois é um excelente agente cicatrizante. O ideal é ingerir dois potes por dia ou bater no liquidificador uma colher de sopa de gelatina em pó com um pote de iogurte. Está de dieta? Então prefira a versão diet, sem açúcar. Pronto, sua manutenção de colágeno está garantida!


Fonte: UMA

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Vitamina A: Boa para a pele, para emagrecer e até para prevenir a TPM


Menos badalada que a vitamina C, a vitamina A merece tanta atenção quanto ao ativo famoso nas frutas como laranja, limão e acerola. Seu consumo oferece muitos benefícios, entre eles, saúde aos olhos, ao sistema imunológico, à pele, mucosas, além de ser fundamental para garantir a capacidade funcional dos órgãos reprodutivos e ajudar a prevenir a temível TPM.

Além disso, a vitamina A recebeu mais uma indicação, que será um alívio para quem deseja se se livrar dos pneuzinhos. Estudos realizados pela UFRJ, este nutriente também ajuda a combater as gordurinhas localizadas, principalmente na região do abdome. Descobriu-se que a vitamina A estimula a produção de leptina, o hormônio responsável pela saciedade, dificultando a multiplicação das células de gordura no corpo.

Ótimas notícias, não? Então, está na hora de incorporar os alimentos ricos em vitamina A na sua dieta. Para isso, faça refeições com abóbora cozida, cenoura, couve, manga, agrião, folhas de beterraba, folhas de cenoura, rúcula, abacate, caqui, suco de laranja com cenoura, polpa de acerola. O óleo de fígado de bacalhau também é uma excelente fonte do nutriente e, por isso, serve para suplemento quando necessário.

Atente-se a falta de vitamina A no organismo. Os sintomas podem se manifestar com lesões na pele, cegueira noturna e dificuldade grave de visão, cálculos renais, defeito do desenvolvimento e modelação dos ossos. Mas calma, cada um desses problemas é geralmente reversível, através da administração de doses elevadas da vitamina (retinil palmiato) diretamente no músculo e por via oral.

Fonte: Tua Saúde

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014


O consumo regular de peixes deve fazer parte de uma dieta equilibrada. Esse alimento oferece ao organismo maior qualidade nutricional, melhora o nível da saúde e contribui com a prevenção de doenças cardiovasculares. Duas porções na semana (de aproximadamente 100g) já são o suficiente para colher os benefícios na promoção da saúde. Confira a seguir alguns motivos para incluir o peixe na sua dieta.

1. A iguaria é uma grande aliada no combate aos quilinhos indesejáveis. Afinal de contas, a maioria deles, como, por exemplo, a sardinha e a pescada, possui baixo teor de gordura saturada, comparando-se às carnes bovinas e suínas.

2. O consumo do alimento – a recomendação é de duas vezes por semana – garante a ingestão do ômega-3, uma “gordura do bem” que reduz sensivelmente as taxas de colesterol e triglicérides no sangue, prevenindo as doenças do coração e também o acidente vascular cerebral.

3. Eles concentram quantidades consideráveis de proteínas, minerais e vitaminas, como A, E e D – esta última confere ossos fortes e é indicada para mulheres grávidas.


Fonte: Dieta Já

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

A importância da água para emagrecer


Consumir 2 litros de água (ou melhor: 35 mililitros por quilo corporal) ao longo do dia é capaz de fazer maravilhas pelo organismo. Mas, se quiser um resultado ainda melhor, reserve dois copos (ou mais) para beber logo cedo, ainda em jejum. 

É porque nesse horário, a água dá um empurrão inicial para o organismo eliminar as toxinas que sobraram da reparação das células – trabalho que ele realiza enquanto você dorme. Esse hábito previne doenças e aumenta o tônus e a elasticidade da pele. Confira outros bons motivos para você beber água assim que acordar:

1. Purifica o cólon, favorecendo a absorção dos nutrientes dos alimentos. 
2. Aumenta a produção das células do sangue e dos músculos.
3. Equilibra o sistema linfático, facilitando as funções do organismo, além de melhorar o funcionamento do intestino.
4. Ajuda na perda de peso: 500 mililitros de água pela manhã aceleram em 24% o ritmo do metabolismo.
5. Ameniza a sensação de sono e dá disposição para começar o dia.


Fonte: Boa Forma