A Medicina Ortomolecular feita da maneira certa!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Como emagrecer no inverno – parte 07

Não fique mais de três horas sem comer para não atacar a geladeira depois. Tenha sempre barrinhas de cereais, biscoitos integrais e frutas dentro da bolsa.


quinta-feira, 24 de junho de 2010

Você sabe qual é seu peso ideal?

Para saber o peso ideal de uma pessoa é preciso levar em conta vários fatores como idade, sexo, atividade física e a própria constituição do organismo da pessoa. Mas existe um cálculo indicado pela Organização Mundial da Saúde que já dá para ter uma ideia se você está acima do peso ou não, chama-se Índice da Massa Corporal, ou IMC e muito simples de se fazer:

Seu peso / altura x altura

Para saber como você está é só comparar com a tabela abaixo:


Se você estiver fora do peso ideal é melhor procurar um médico para orientar melhor sua alimentação e fazer um planejamento de atividade física! Esse é o segredo para emagrecer com saúde!

domingo, 20 de junho de 2010

Como emagrecer no inverno – parte 06

Tome chá quente de erva-cidreira, chá verde e chá preto da Índia, pois eles ajudam a inibir a fome. O de gengibre aumenta o metabolismo em 20%.


quinta-feira, 17 de junho de 2010

Festa Junina!!

A época mais gostosa do ano chegou! Vários quitutes deliciosos invadem as festas juninas como maçã do amor, arroz doce, paçoca, bolo de aipim, quentão, milho, salsichão.... vamos para por aí! E como seguir firme na dieta? Simples, aposte das versões lights e o mais importante não abuse nas porções!

Recebi de uma prima minha que mora em Portugal essa receita da Paçoca de Colher, versão light, que fiz e deu super certo! Além de ser muito fácil de fazer!

PAÇOCA DE COLHER LIGHT
Rendimento: 10 porções
Ingredientes
2 colheres de sopa de amendoim torrado sem casca
1 e ½ xícara de chá de proteína texturizada de soja torrada
4 colheres de sopa de leite em pó desnatado
2 colheres de sopa de adoçante em pó próprio para forno e fogão
½ colher de café de sal
Modo de preparo
Em uma tigela, junte todos os ingredientes. Leve ao processador e moa até ficar bem fino. Distribua em pequenas taças e sirva.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Como emagrecer no inverno – parte 05

Evite o excesso de bebidas alcoólicas, mesmo que seja vinho. O correto é apenas uma taça por dia. Ele funciona como desentupidor dos vasos sanguíneos e faz bem ao coração.


quinta-feira, 10 de junho de 2010

Diga adeus ao efeito platô

É comum depois de um tempo a pessoa parar de perder peso mesmo seguindo a dieta. Isso se chama efeito platô, quando o peso se estabelece, mas isso é uma defesa do organismo depois de passar por restrições de calorias. Por isso aqui vão algumas dicas para você não desanimar e continuar firme e forte no planejamento!

- É bom rever seu plano alimentar com frequência de acordo com sua taxa de metabolismo basal sem diminuir muito de uma vez só. A dieta balanceada é sempre a melhor opção!
- Mexa-se, se não faz atividades físicas já é hora de começar, ou se já faz tente reavaliar essas atividades focando sua musculatura.
- Não se apegue à balança, ela só saber medir o peso, e não as mudanças de seu corpo, use fitas métricas ou uma roupa de número menor para “medir” seu emagrecimento. Ainda mais que pode estar trocando gordura por massa muscular, no caso de quem faz malhação.
- Tenha muita paciência, o Efeito platô é uma reação natural de seu organismo mas pode ser mudada.- Mantenha- se firme em busca de seus bons resultados, desistir agora nem pensar.
- Não se sinta nunca culpado, mantenha sua alto estima e confiança em sua força de vontade, isso é sempre o mais importante.



quarta-feira, 9 de junho de 2010

Exercite-se já!

Fazer exercícios físicos regularmente ajuda tanto a mente quanto o corpo. E quem procura emagrecer de forma saudável é necessário acelerar o metabolismo. Então lá vai a dica!

Faça um plano de treinamento para ganhar massa muscular. Quanto mais músculos, maior será a taxa metabólica!!! 0,5 kg de músculo queima 35 kcal enquanto 0,5 kg de gordura queima apenas 2 kcal ao dia. A prática regular de exercícios físicos moderados acelera o metabolismo em até 30%.

Então, o que está esperando? Exercite-se já!


terça-feira, 8 de junho de 2010

Como emagrecer no inverno – parte 04

Corte os jantares pesados e invista em sopas leves com legumes variados. E não se esqueça: evite molhos, queijo ralado e creme de leite em sua preparação. Pães como acompanhamento, nem pensar! Também é bom ficar de olho na ingestão de doces. Troque-os, SEMPRE, por frutas. Maçã aquecida no forno ou no micro-ondas, com canela, fica uma delícia.



sexta-feira, 4 de junho de 2010

Bioimpedância, sabe o que é?

Antes de começar qualquer tratamento na medicina ortomolecular, precisamos avaliar o metabolismo do paciente. Por isso utilizo aparelho da bioimpedância é um ótimo ponto de partida, pois assim podemos calcular a taxa de metabolismo basal (TMB) do indivíduo, além do percentual de gordura e de massa muscular. Com isso se pode fazer um acompanhamento e uma orientação dietética mais individualizada e apropriada à necessidade de cada pessoa. Segue abaixo um modelo do resultado do exame e o que cada item significa.


1) Composição Corporal: O aparelho analisa todo o corpo e quantifica seus diferentes componentes. Comparando seus valores com faixas normais fornecidas, avalia-se a composição corporal atual.

2) Diagnóstico de Obesidade: IMC é usado para investigar uma possível obesidade e o percentual de gordura corporal é usado para identificar a obesidade. Com o índice de Metabolismo Basal, uma dieta adequada pode ser planejada.

3) Controle Músculo-Gordura: recomendações apropriadas da quantidade de músculo e gordura para uma composição corporal ideal.

4) Massa Magra Segmentar: a avaliação segmentada da massa magra mostra a distribuição muscular e o equilíbrio de seu desenvolvimento.

5) Gordura Segmentada: a quantidade de gordura em cada segmento é cuidadosamente estimada para o controle apropriado da gordura localizada.

6) Impedância: o aparelho mede diretamente a impedância de cada segmento corporal a 20 KHz e 100 KHz, levando a resultados altamente precisos da composição corporal Plano de Exercícios Personalizado Sugestões de atividades e o gasto energético estimado para 30 minutos de cada atividade.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Como emagrecer no inverno – parte 03

Como fugir do clássico fondue no inverno? Difícil, não é? A saída é optar pela "versão light". Compre queijo feito com leite desnatado ou prefira os branquinhos. Lembre-se: quanto mais amarelo, mais engordativo esse laticínio será. Se o fondue for de frutas, abuse do morango, da uva e do abacaxi.


terça-feira, 1 de junho de 2010

Batata para emagrecer

Muitas mulheres se queixam de gordura localizada no abdome e no quadril. Mas um ingrediente vindo da batata pode auxiliar a perder aqueles quilinhos extras que tanto incomodam. Trata-se do “slendesta potato protein”. O extrato da proteína da batata é um grande aliado no plano de emagrecimento, pois administra a sensação de fome evitando aquelas “escapulidas” que acabam com qualquer dieta. É um produto 100% natural e eficaz que envia ao estômago e ao cérebro mensagens que já comemos o suficiente. Algumas pacientes chegaram a perder até 5kg e nas medidas 12cm no abdome e 8 cm no quadril em dois meses de tratamento. Lembrando que o Slendesta deve ser usado com acompanhamento médico e só ele pode indicar a dosagem necessária para cada caso.