A Medicina Ortomolecular feita da maneira certa!

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Lanches noturnos: o que comer e o que evitar durante a noite



Todos nós sabemos que não é saudável consumir alimentos pesados e gordurosos no período da noite. Mas dormir de estômago vazio também não é bom. Enquanto dormimos, ficamos por um longo período sem nos alimentar, e aumentar esse tempo é prejudicial à saúde, além de provocar mais fome pela manhã, o que pode fazer com que as escolhas para o desjejum também não sejam as melhores.

O ideal é fazer uma refeição leve e completa no jantar, rica em vegetais e fibras, e com lipídios e carboidratos moderados. Acrescente também uma porção de proteína magra (como peixe, por exemplo).

Para quem gosta de sopas, esse é o horário ideal para consumi-las. Mas quem prefere o tradicional arroz e feijão, não há problema. Lembre-se de que as porções devem ser menores que as do almoço.


Evite comer alimentos gordurosos ou industrializados após as 22h. Para a ceia (a última refeição do dia), escolha uma fruta in natura polvilhada com farelo de aveia (que ajuda no sono reparador), uma xícara de chá ou uma torrada integral

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Estimule o emagrecimento com maracujá



Para perder peso nunca se deve passar fome. Este é o modo errado de emagrecer, pois além de deixar o organismo carente de vitaminas e outros nutrientes, as chances de recuperar os quilos perdidos (e alguns a mais) é grande.

A melhor forma de emagrecer é reestruturando a alimentação, e a escolha dos alimentos é imprescindível. Alguns deles ajudam a estimular o organismo para perder peso. Um deles é o maracujá.

O maracujá é uma fruta rica em pectina, substância encontrada em grande quantidade na casca branca da fruta. Quando ingerida, a pectina se transforma em um gel não digerível que provoca sensação de saciedade. Assim, você se sente satisfeita com uma porção menor de comida. A pectina também reduz a velocidade de absorção de açúcar no sangue.

Você pode fazer o uso da pectina através da farinha de maracujá, que deve ser recomendada pelo seu nutricionista. Por conter fibras, a farinha promove uma limpeza do organismo, eliminando as toxinas. A farinha de maracujá também é rica em vitaminas e minerais como a niacina, ferro, cálcio e fósforo. O consumo deve ser sempre acompanhado de dois litros de água por dia.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Tratamento ortomolecular de Alexandre Nero é destaque na mídia

O tratamento ortomolecular do ator Alexandre Nero aqui na minha clínica foi destaque na mídia! Confira as matérias e saiba tudo sobre o programa alimentar recomendado por mim! Clique em cada imagem para ver as matérias na íntegra.



segunda-feira, 21 de julho de 2014

O tratamento ortomolecular de Alexandre Nero, protagonista da novela Império


O meu paciente e amigo Alexandre Nero estreia hoje na Rede Globo com o seu primeiro protagonista, na novela das 21h Império. Como eu já mostrei aqui no blog, ele faz tratamento ortomolecular comigo, e segue uma rotina de alimentação equilibrada para manter a saúde e o corpo funcionando perfeitamente. Afinal, viver um papel principal exige muito do ator e uma dieta saudável e balanceada é fundamental para dar vigor à rotina de gravação.

A minha sugestão para o Alexandre foi uma dieta sem restrições alimentares, mas com hábitos diários que fazem a diferença para conquistar o equilíbrio do organismo. As principais recomendações são:


  • Cortar alimentos gordurosos, 
  • Não comer carne vermelha à noite,
  • Ingerir muita água, 
  • Elaborar um prato colorido, 
  • Comer muitas frutas, 
  • Evitar refrigerantes sempre que possível,
  • Beber água de coco. 


Além disso, a dieta de Nero foi complementada com cápsulas ricas em sais minerais, vitaminas e barras de cereais para suprir a regra básica nutricional: comer de 3 em 3 horas, mesmo durante a correria das filmagens. Pedi a ele para nunca faltar a nenhumas das 6 refeições  para aguentar o ritmo das gravações. O fundamental é comer com qualidade, e não com quantidade. Nunca deixar os prazeres de lado e sem dúvida o paladar é um deles.

Para marcar sua consulta:
Rua senador Rui Carneiro, 301 Sala 201 Cob. 302 – Recreio
Tel.: 2480-8075 | 2490-0293
www.dralucianagranja.blogspot.com.br 
luciaped@ig.com.br

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Delícia saudável: frutas grelhadas de sobremesa


O friozinho chegou e com ele a vontade de comer um docinho aumenta. Para que você não caia na tentação e saia da dieta, é só seguir uma alternativa que vai te permitir saborear sobremesas deliciosas, mas com frutas. E como pede a estação, nada melhor do que opções quentinhas! Basta grelhar algumas frutas na churrasqueira, frigideira ou mesmo no forno.

Uma dica bacana é pincelar a sua fruta favorita com o suco de outra fruta e voilà, eis sua sobremesa.

Para que você tenha diversidade na mesa durante essa temporada, aqui vão algumas dicas de como servir frutas diferentes com preparos especiais:

Abacaxi: corte em rodelas ou lanças e retire totalmente a casca, prepare na churrasqueira ou forno e pincele com suco de limão.
Banana: coloque na churrasqueira, no forno ou na frigideira em duas opções. A primeira é inteira com a casca e a segunda é sem casca e fatiada. Pincele com suco de laranja. Você ainda pode dar um toque de canela!
Kiwi, pêssego ou carambola: corte em fatias e coloque na churrasqueira ou frigideira. Suco de limão é o ideal. No caso dessas frutas, você pode servir a sobremesa quente ou fria.
Coco: coloque em pedacinhos na churrasqueira ou forno, sirva com água misturada com canela.
Laranja: a fruta pode ser servida quente ou fria após seu preparo, que deve ser na frigideira ou no forno e cortada em gomos ou rodelas.
Maçã ou pera: tirar a casca ou não fica por sua conta, o ideal é fatiá-las em pedaços e grelhar na churrasqueira, forno ou frigideira. Uma boa pedida é pincelar com suco de laranja. Dica: acrescente canela ou cardamomo.
Mamão: você pode preparar na churrasqueira ou no forno o mamão fatiado ou pela metade. Apenas grelhe e sirva.
Manga e melão: essas frutas podem ser grelhadas na churrasqueira ou no forno e servidas quentes ou frias. A ideia é cortá-las em pedaços grandes!
Morango: pode grelhar na churrasqueira ou no forno em inteiro ou fatiado. Sirva quente ou frio.
Vale lembrar que o tempo na grelha vai depender do tamanho do corte das frutas e se elas estão ou não com casca, ok? Fique de olho e aproveite!


Fonte: Mais Equilíbrio

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Os benefícios do óleo de chia para o emagrecimento


A alimentação com chia já ficou famosa por desintoxicar o organismo. E depois da farinha e da semente, agora muita gente está prestando atenção nos benefícios do seu óleo. O óleo, a semente e a farinha da chia têm exatamente os mesmos benefícios, auxiliando no emagrecimento.

Eles são ricos em ômega 3 e fibras. O ômega 3 é um antiinflamatório natural e reduz as células gordurosas do corpo, enquanto as fibras auxiliam no bom funcionamento do intestino.

Para introduzir a chia na dieta, o ideal é consumir o óleo durante as refeições, por exemplo, em saladas. Assim, os efeitos emagrecedor, antidepressivo e antioxidante serão maiores, já que o óleo sem sofrer ação do calor tem melhor efeito sobre a saúde.  Não há restrição para o consumo.

Conhecida cientificamente por Salvia hispanica, a chia é uma planta originária do México. Mas também é muito comum em regiões de clima seco da América do Sul. A semente já era usada pelos astecas como alimento básico e fonte de proteína.


Fonte: Vila Mulher

segunda-feira, 7 de julho de 2014

5 benefícios da cenoura para a saúde


A cenoura está presente na mesa de todos os brasileiros. Além de acessível, é ainda mais fácil de encontrar nesta época do ano. A versão crua da cenoura oferece ainda mais benefícios que a cozida. Democrática, vale comê-la sozinha ou incluí-la na salada, no lanche e no suco. Veja a seguir 5 benefícios da cenoura para você acrescentar ao seu prato diariamente:

1    1.  Promove beleza
    A cenoura é fonte de betacaroteno, potente antioxidante que faz milagres: Aumenta o brilho do cabelo, fortalece as unhas e favorece o bronze.

2. Protege o coração
Por causa da presença das fibras, e também do betacaroteno, o legume ajuda a reduzir o colesterol e a prevenir as doenças cardíacas.

3. Beneficia os olhos
No organismo, o betacaroteno da cenoura se transforma em vitamina A, fundamental para a retina e a saúde ocular.

4. Previne o envelhecimento
Ainda por seu poder antioxidante, ela combate os radicais livres, que estão relacionados ao envelhecimento das células. Adeus, rugas!

5. Aumenta as defesas do corpo
A cenoura tem vitaminas e minerais importantes que ajudam a produção de células de defesa e fortalecem o sistema imunológico.


Fonte: Viva!Mais

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Emagreça e espante a gripe com chá de gengibre e limão


Apostar na mistura de gengibre com limão para preparar o chá pode garantir alguns quilinhos a menos, uma pele longe de celulites e também um corpo saudável, longe de gripes e resfriados. Isso tudo porque os dois ingredientes são certeiros para emagrecer, eliminar toxinas e fortalecer o sistema imunológico.

Os benefícios começam com a vitamina C do limão – que aumenta a imunidade e tem o poder detox de limpar as células para facilitar a perda de peso – e à capacidade anti-inflamatória e termogênica do gengibre – que combate inflamações das células e acelera o metabolismo. Associar o gengibre ao limão significa ter muito mais sabor em uma mistura rica em vitamina C, pouco calórica e antioxidante.

Por isso, o chá de gengibre, que já é potente para turbinar a dieta e a saúde, pode ganhar ainda mais força se for adicionado o suco de limão. Porém, para absorver os nutrientes dessa mistura, é preciso preparar da maneira certa.

Leve ao fogo uma panela com a quantidade de água equivalente a uma caneca de chá e deixe aquecer até criar pequenas bolhas de ar. Desligue antes de levantar fervura. Adicione uma rodela de gengibre à água – ela deve ter aproximadamente um dedo de largura. Deixe o gengibre “de molho” por cerca de 5 minutos e, em seguida, coe para tirar a raiz. Feito isso, basta espremer o suco de um limão na água. O consumo ideal é em jejum.

Fonte: Bolsa de Mulher