A Medicina Ortomolecular feita da maneira certa!

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Diminua o apetite comendo abacate


À primeira vista pode parecer estranho, mas, segundo estudo publicado pelo Nutrition Journal (UK), comer abacate no almoço diminui o apetite nas próximas três horas em até 40%. Isso porque a fruta é rica em gorduras saudáveis, ômega-9 e antioxidantes, como glutationa, luteína e beta-sitosterol — este último responsável pelo controle do colesterol e pela diminuição do estresse e da glicemia.

O abacate é um aliado poderoso no processo de emagrecimento. Ele é rico em ácido oleico, que se transforma numa substância chamada OEA (oleiletanolamida), que reduz o apetite ao enviar rapidamente ao cérebro a informação de saciedade. Além disso, o abacate é rico em vitamina C e E, complexo B, ômega 6 e 9, dentre outras substâncias benéficas, num total de 20. Elas auxiliam diretamente na redução do colesterol ruim da gordura corporal, na proteção do fígado contra agressores, e também tem ação anti-inflamatória.

Fique de olho nestas dicas e aprenda a consumi-lo sem esforço!­ Adicione azeite de oliva, sal marinho e sardinha e faça um delicioso patê.­ Acrescente a fruta em saladas, picada sobre um mix de folhas verdes e tomates.­ O abacate fica ótimo em smoothies, batido com banana congelada e canela em pó.­ Ao preparar sanduíches ou wraps, substitua a maionese pela fruta batida.­ Se preferir comê-la como sobremesa, faça uma mousse de chocolate com cacau em pó e mel.


Fonte: Corpo a Corpo e Vila Mulher

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Excesso de peso pode aumentar o risco de câncer de mama (outubro rosa)



Uma pesquisa recente da Universidade de Colorado, nos EUA, realizada com roedores, reforçou o que os médicos já sabiam: a obesidade na pós-menopausa aumenta o risco relativo do câncer de mama, que é o de maior incidência entre as brasileiras e também o que mais mata mulheres no país. Segundo estudo do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que em 2013 cerca de 52.680 mulheres sejam diagnosticadas com a doença.

Por isso, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) alerta sobre a importância de uma vida saudável na pós-menopausa, aliada a uma rotina de exames, para prevenção e tratamento do câncer de mama.

O tecido adiposo na pós-menopausa é o responsável pela conversão periférica do estrogênio e a atuação deste no tecido mamário aumenta a proliferação celular, uma das condições necessárias para o desenvolvimento das neoplasias, ou seja, células do câncer. A busca pela saúde e por uma melhor qualidade de vida deve ser constante, independente da faixa etária.

O estilo de vida saudável, que se constitui no tripé alimentação balanceada, prática regular de atividade física e controle do stress físico-emocional, ao diminuir a ansiedade e depressão, pode contribuir para reduzir o risco de câncer de mama.

Fonte: Bolsa de Mulher

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Alimentos perigosos para sua dieta


Muitas mulheres, ao seguir uma dieta, acabam pecando no consumo de alguns alimentos. Pode não parecer, mas “acrescentar” ingredientes nos seus pratos pode deixá-los super calóricos!

Na salada, que recomenda-se comer à vontade, devemos evitar os temperos como molhos prontos, croutons e pedaços de queijo. Esse “plus” na refeição carrega muitas calorias e gorduras saturadas. Prefira uma salada de folhas verdes, tomate e pepino e, se optar por um molho, escolha o de iogurte desnatado. Se quiser, você pode consumir a salada junto com uma fonte de proteína leve, como frango ou peixe grelhado.

A água é essencial para o bom funcionamento do organismo e para eliminar as impurezas, e deve-se seguir à risca a recomendação de ingerir pelo menos dois litros por dia. Mas essa regra não se aplica a outros líquidos, como sucos, refrigerantes ou até a água saborizada (que pode conter até açúcar). Para estes, o ideal é ingerir no máximo dois copos por dia.

A granola é uma ótima fonte de fibras e energia, mas devemos tomar cuidado: a maioria delas contem açúcar. Prefira as versões light ou diet. A mistura é um alimento leve, mas 100 gramas possuem 421 calorias! Se a granola fizer parte da sua dieta, consuma pela manhã. Assim você fica saciada e pode gastar as calorias durante o dia.

E engana-se quem pensa que as barrinhas de cereal podem ser consumidas à vontade. Cada uma possui em média 100 calorias, além do açúcar (as cobertas com chocolate podem ter o dobro). Consuma as barrinhas como opção para os lanches intermediários, e não ultrapasse o limite de duas por dia.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Invista na pera para reduzir o colesterol


Uma pesquisa do Instituto de Medicina Social da Universidade do Rio Janeiro publicada no Journal of Nutrition, uma das mais respeitadas revistas americanas sobre nutrição, mostrou que as mulheres que comeram três peras por dia durante 12 semanas consumiram menos calorias e perderam mais peso do que as que não ingeriram nenhuma fruta.

O estudo foi feito com 411 voluntárias entre 30 e 50 anos. A pera concentra, em média, 3 gramas de fibras totais por 100 gramas - quase o dobro da maçã, que fornece 1,6 grama. Além disso, o consumo de uma unidade representa 12% da necessidade diária de fibras. Ela também é grande fonte de fibras insolúveis, que estão relacionadas à prevenção de prisão de ventre e de doenças como diverticulite e câncer de cólon. 

Uma pera lhe dará 24% de sua dose diária recomendada de fibras. Fibra não contém calorias, e é um elemento necessário de uma dieta saudável, pois ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue regulados. Além disso, ela é rica em pectina, um tipo de fibra solúvel que se liga às substâncias gordurosas no digestivo e promove a sua eliminação. Isso ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue. A fibra solúvel também ajuda a regular o uso do açúcar do corpo. Por isso, acrescente às suas cinco porções diárias de frutas pelo menos uma pera.


Fonte: M de Mulher

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Chia, a semente que ajuda a emagrecer



Todos nós sabemos que os grãos são ótimos para a manutenção do organismo, pois melhoram a digestão e são ricos em nutrientes. O grão da vez é a Chia, uma semente originária da Colômbia e do México e que traz vários benefícios.

A chia é rica em antioxidantes, que ajudam a inibir o envelhecimento e previnem contra doenças. Além disso, o seu consumo melhora a pressão arterial, diminui os triglicerídeos e previne diabetes e doenças cardiovasculares. Outro benefício é o emagrecimento.

Consumir a chia diariamente ajuda a trazer saciedade. Ela é rica em fibras solúveis, que no estômago forma uma massa gelatinosa que prolonga a saciedade, além de “sugar” a gordura dos outros alimentos.

A chia pode ser consumida em grãos, farinha ou óleo, e a sugestão de consumo é misturada com frutas, sucos, vitaminas, e até mesmo em bolos ou como acompanhamento na salada.

O único cuidado é com a quantidade. A chia é bastante calórica e por isso deve ser consumida com moderação. Eu recomendo uma colher de sopa 30 minutos antes das refeições (para ajudar com a saciedade).

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Perca os quilinhos a mais comendo ameixa seca


A estratégia de comer a ameixa seca para destravar o intestino funciona, mas ela também é uma ótima amiga da dieta. O mérito é das fibras, que, além de estimular o funcionamento do intestino, saciam a fome com facilidade, o que ajuda você a perder peso.

Em um estudo recente, feito na Universidade de Liverpool, na Inglaterra, 50 voluntários receberam uma porção generosa (150 gramas) da ameixa como uma opção de lanche intermediário entre as refeições. Depois de três meses, eles perderam 2 quilos e enxugaram 2,5 centímetros da circunferência abdominal.

Essa versão da ameixa é rica em calorias e a quantidade utilizada no estudo (150 gramas) é muito maior do que o recomendado. Para o consumo diário o ideal é 25 gramas, ou seja, vale incluí-la na dieta para fazer as vezes de um docinho, mas não pode exagerar. Assim, a fruta pode substituir o lanchinho da tarde e matar a vontade de comer doces.


Fonte: Boa Forma

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Suco integral de uva para emagrecer


Suco de uva que seca barriga? A resposta é sim, pois ele ajuda muito quem está na luta conta a gordurinha abdominal. Além de ajudar no emagrecimento o suco de uva é excelente para a saúde, pois ele possui elementos que ajudam na diminuição do colesterol, previne o câncer, auxilia na melhora da memória e até ajuda na pressão arterial.

O poder de emagrecimento do suco de uva teve eficácia comprovada. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro Universitário Metodista de Porto Alegre, o consumo regular de suco de uva elaborado com 100% fruta, sem adição de água nem açúcar, ajuda a pessoa na redução da gordura da barriga. Mas, para isso, o suco de uva feito com 100% da fruta precisa ser consumido todos os dias na alimentação. A recomendação é que adultos consumam até dois copos de 250 ml, enquanto as crianças deve tomar um copo por dia desse suco.

O suco de uva concentrada favorece as funções hepáticas (do fígado) e é um valioso estimulante digestivo. Além disso, o suco acelera o metabolismo e diminui o ácido úrico (substância produzida pelo organismo e que causa cansaço). E quem consome carne em excesso vai adorar os efeitos do suco de uva, isso porque ele ajuda no desenvolvimento do alcalinizante que combate a acidez sanguínea, bem comum em quem consome muita carne.


Fonte: Mundo das tribos