A Medicina Ortomolecular feita da maneira certa!

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Troque o sal pelos temperos e tenha uma alimentação mais saudável!




Eu já falei aqui no blog sobre os malefícios do uso desenfreado de sal nas refeições. Mas muitas pessoas continuam utilizando para não deixar a comida “sem gosto”. Pois saibam que existe uma infinidade de temperos e especiarias que além de serem mais saudáveis, ainda vão deixar a sua comida com um gostinho especial! Veja alguns que você pode incluir na sua refeição:


• Alho desidratado (em flocos ou granulado): salgadinho e crocante, o alho seco e desidratado substitui o alho fresco em todas as suas aplicações e ainda pode ser utilizado para finalizar os pratos.

• Açafrão: da família do gengibre, é conhecido também como cúrcuma. De sabor ligeiramente amargo e cor amarelo-dourado, serve para dar sabor e cor aos alimentos. Vai bem no frango, peixe e arroz.

• Cardamomo: muito utilizado na cozinha indiana, fica bom em carnes e sopas.

• Cominho: tem sabor forte e deve ser utilizado em pequenas quantidades em pratos à base de queijos, batatas e legumes.

• Louro: é ideal para dar um sabor especial no feijão, legumes, assados, carnes e frutos do mar.

• Noz Moscada: deixa as carnes, legumes e sopas mais saborosos.

• Orégano: Indispensável para pizzas. Ótimo em receitas com tomates, queijos, cebolas, recheios e molhos para carnes, aves, peixes e saladas de frutos do mar.

• Pimenta do reino branca: Com sabor suave, não arde e é usada em todas as receitas salgadas. Especialmente indicada para pratos que não podem ter sua aparência e cor alteradas.


Com essas sugestões os seus pratos ficarão mais gostosos e saudáveis!

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Alimentos que ajudam a turbinar a sua dieta


Qualquer ajudinha na hora de fazer dieta é bem vinda. Melhor ainda se você optar por alimentos que, além de gostosos, têm poucas calorias, muitos nutrientes e ainda ajudam a dar uma variada no cardápio. Confira abaixo 6 alimentos que você pode comer para ficar no peso ideal:

ALFACE AMERICANA
Além de conter pouquíssimas calorias, é um ótimo alimento para incluir nas refeições mais importantes do dia – por conter uma textura mais crocante que as demais folhas, acrescentar porções da verdura nos pratos faz parecer que você está comendo mais, mas sem a parte do aumento calórico. Outra dica é fazer um belo prato repleto de alface americana, legumes e uma carne magra.

COUVE-FLOR
Couve-flor é um alimento barato, fácil de encontrar no supermercado e superversátil. Uma porção contém apenas 25 calorias, mas 2,5 gramas de fibra e 2 gramas de proteína. Além de ser uma delícia crua, a couve-flor pode ser cozida, virar creme e adicionar um sabor extra à sua sopa.

GRÃO DE BICO
Acrescente grão de bico na sua salada diariamente – o alimento é item essencial nas dietas de emagrecimento. Meia xícara de grão de bico contém cerca de 130 calorias, quase 6 gramas de fibra e 7 gramas de proteína. Outra opção é transformá-lo em húmus light, sem utilizar tahine (pasta de gergelim), e combinar com torradas integrais ou legumes crus.

PEPINO
Por mais estranho que pareça, o pepino pode substituir o pão, e este truque economiza cerca de 200 calorias ao preparar um sanduíche. Basta descascar o pepino, dividi-lo em duas partes iguais, remover as sementes e criar um 'buraco' arredondado dentro, onde ficará o recheio. Acrescente então uma porção de proteína (como frango desfiado, por exemplo), tomate, pimenta e queijo branco. Voilà!

MINGAU DE AVEIA
O bom e velho mingau de aveia – que leva somente leite e aveia em flocos – é uma das receitas mais eficientes para quem busca um café da manhã nutritivo durante a dieta. Rico em fibras e muito saboroso, uma porção do mingau contém cerca de 150 calorias.

PIPOCA
A pipoca de panela é uma ótima opção de lanche da tarde – basta não acrescentar manteiga ou açúcar na receita. Uma porção de pipoca contém cerca de 90 calorias, é fácil de preparar e tem gosto de infância!


Fonte: Vogue

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Afaste a gripe com 3 nutrientes!


Que a vitamina C melhora a imunidade e previne gripes e resfriados, você já sabe, mas ela não é a única substância que tem esse efeito. A vitamina A, o zinco e a antocianina, um pigmento natural que dá tom vermelho arroxeado a frutas e legumes também são indispensáveis! Confira abaixo:

Vitamina A 
Encontrada em vegetais e frutas como brócolis, abóbora, mamão e manga, a vitamina A fortalece o sistema imunológico e evita que micro-organismos oportunistas originem gripes e resfriados. A substância tem também excelente ação na saúde da visão.

Zinco 
Para manter bons níveis de zinco, é essencial manter as oleaginosas, como nozes, castanhas e amêndoas, no cardápio. Carne de frango e de boi também têm boas quantidades do mineral que participa de quase todas as reações no corpo, inclusive aquelas que envolvem a proteção contra doenças. 

Antocianina 
A antocianina é o pigmento que dá cor vermelha e roxa para frutas como cereja, jabuticaba, morango e vegetais como berinjela e beterraba são as principais fontes de antocianina. Além de deixar a imunidade nas alturas, ela tem propriedades antioxidantes, que combate os radicais livres.


Fonte: Bolsa de Mulher

terça-feira, 14 de julho de 2015

Os benefícios da canela para queimar gordura


Com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, a canela é uma poderosa aliada no processo de emagrecimento e controle da diabetes. Sua ação antimicrobiana inibe a proliferação e crescimento de micro-organismos, como bactérias, fungos e vírus.

Sua ação anti-inflamatória ajuda a diminuir a inflamação dos tecidos, o que reduz a quantidade de celulite. Além disso, canela é um poderoso termogênico e, por isso, aumenta a temperatura do corpo facilitando a queima de gordura. Usada para adoçar cafés, sucos e vitaminas, a canela é aliada no processo de emagrecimento porque promove a sensação de saciedade por mais tempo.

Além disso, a canela é aliada no controle do diabetes e da resistência insulina. Segundo um estudo da Universidade Estadual Ball, nos Estados Unidos, adicionar uma colher de canela na comida no café da manhã ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

A pesquisa comparou a taxa de açúcar no sangue de pessoas com peso normal e pessoas obesas depois de duas horas da ingestão de 6 g de canela com o de pessoas que não haviam consumido a especiaria. A redução dos níveis nas pessoas que comiam cereal com canela chegou a 25%.

O cromo e os compostos fenólicos presentes na canela são os responsáveis por seus efeitos em melhorar a sensibilidade à insulina e o controle glicêmico. Além disso, segundo ela, o óleo essencial extraído da canela é efetivo na inibição do crescimento bacteriano, como o da Escherichia Coli.

A especiaria ainda possui azeites essenciais, vitamina A, vitaminas do complexo B, magnésio, zinco, iodo e flavonoides atuam como antioxidantes que impedem a formação de placas nas paredes arteriais.


Fonte: Bem Leve