A Medicina Ortomolecular feita da maneira certa!

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Conheça o meu novo espaço na Gastrocor!


Muito feliz em apresentar o meu novo espaço em Três Lagoas (MS)! 



São 2 ambientes confortáveis para atender meus queridos pacientes! Um para consultar e o outro para comemorarmos o sucesso do tratamento! Também podemos usar para tomar um cafezinho ou um bom champagne e colocar as fofocas em dia, afinal todas as minhas pacientes acabam se tornando minhas amigas, não é mesmo?









Na Gastrocor você encontra médicos, profissionais altamente competentes, atuando em diferentes especialidades, sempre prontos para oferecer o melhor para seu bem estar e saúde!



Rua Paranaiba 1182 - Três Lagoas - MS


Tel.: (67)3522-5847

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Emagrecimento e regulação do intestino com chá de alcachofra


Muitas pessoas talvez nem se lembrem da existência dela, mas a alcachofra possui propriedades terapêuticas e ainda é aliada na perda dos quilos extras. Além de diurética, desintoxicante e digestiva, a planta é laxante e ajuda a regular o intestino preso. O chá da alcachofra pode ser um grande aliado para quem quer perder peso ou vencer a constipação intestinal sem muito esforço.

A alcachofra contém oligossacarídeos, carboidratos solúveis considerados como fibras dietéticas, que ajuda a evitar a constipação intestinal. Ela também possui uma substância chamada ciarina, que é um excelente regulador das ações do fígado. A alcachofra também é rica em vitamina A, nutriente que favorece a visão, para e o crescimento e desenvolvimento dos ossos.

Como é fonte de ferro, a planta ainda ajuda na prevenção de anemia. Além disso, sai alta concentração de potássio diminui a retenção de líquidos. A alcachofra também traz sensação de saciedade e é pouco calórica e, por isso, ajuda a emagrecer. Outro ponto é a presença de substâncias que reduzem a absorção de moléculas de gordura pelas células.

A planta e o chá dela não são indicados para gestantes e lactantes porque a cinaropicrina e a cinarase, compostos da flor, causam a coagulação do leite e, consequentemente, diminuem a sua produção.

Fazer o chá é simples: Para cada 150 ml (uma xícara de chá) de água, usa-se 2 g de folhas de alcachofra. Basta ferver a água e depois de desligar o fogo adicionar as folhas de alcachofra. Deixe abafado por alguns minutos em infusão e consuma três xícaras do preparo por dia. Dê preferência para o chá fresco, não guarde para o dia seguinte.

Também disponível em cápsulas e em erva seca, a alcachofra pode ser encontrada em supermercados. Na hora de escolher, prefira as de talo longo e inflorescência (parte da planta em forma de flor) firme e bem arroxeada.


Fonte: Bolsa de Mulher

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Frutas: o excesso também é prejudicial!

Apesar de largamente citadas para uma dieta saudável, as frutas são realmente indispensáveis para a sua saúde, mas também podem atrapalhar!


Como qualquer outro alimento as frutas tem calorias e açúcares.




Em média uma fruta tem o equivalente a 70 Kcal por porção e com o consumo em excesso a frutose, açúcar presente no alimento, pode elevar os níveis de triglicerídeos, ocasionando doenças.


Por isso, o consumo correto é de três a quatro porções, intercaladas ao longo das refeições.


Fonte: Revista Ana Maria

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Peso regulado e saúde de ferro: os benefícios do Ômega-3



Os benefícios do Ômega-3 para a saúde são inúmeros, mas foi no quesito emagrecimento que esse óleo começou a chamar a atenção. Uma pesquisa realizada na Universidade de Navarra, na Espanha, mostrou que a ingestão de Ômega-3 auxiliou na eliminação dos quilos extras de 32 pessoas. Além da perda de peso, o estudo apontou que o consumo regular de Ômega-3 é capaz de reduzir a pressão arterial e equilibrar a pressão alta.

Seu consumo ajuda a manter a saúde do coração, livrando-o do excesso de colesterol. Já na regulação da pressão arterial, o Ômega-3 age aumentando a elasticidade das artérias, atuando também como um anti-trombótico (previne a trombose) e reduzindo a taxa de triglicerídeos.

A principal fonte da gordura são os peixes que sobrevivem em águas profundas em frias (cavala, arenque, sardinha, salmão, atum), ou alimentos como semente de linhaça, óleo de linhaça, sementes de chia, óleo de canola e nozes. É recomendado o consumo de 1,1 g por dia e é importante não exagerar na dose.

Há também cápsulas de Ômega-3 que são ideais para suplementação, principalmente para praticantes do vegetarianismo e mulheres na menopausa. Para quem quer emagrecer, as cápsulas também podem ser recomendadas com orientação médica.

Hoje, com os avanços tecnológicos, vemos surgir nas prateleiras dos supermercados alguns alimentos vitaminados com o Ômega-3, como o leite e derivados, margarinas, ovos, alimentos funcionais e outros. Mas assim como qualquer outro alimento com uma quantidade elevada de determinados nutrientes, o abuso pode ser prejudicial. O excesso de ácidos graxos (como o Ômega-3) no organismo pode provocar alterações na coagulação do sangue.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

A berinjela e o emagrecimento


A berinjela tem mais benefícios do que você imagina. Além de ser um alimento saudável ainda pode te ajudar a emagrecer. O fruto tem sais minerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio e magnésio, além de vitaminas B, C e A, esta última antioxidante.

A casca é que concentra a maior parte desses antioxidantes. A berinjela tem poucas calorias. Em cem gramas são 20 calorias dela crua e 60 calorias depois de cozida. Ela pode ajudar no emagrecimento porque contém muitas fibras, que auxiliam no trânsito intestinal, na saciedade e na absorção mais lenta da glicose.

A berinjela também é composta por 92% de água, ou seja, maior função diurética que auxilia na perda de peso e no bom funcionamento dos rins. A berinjela é realmente uma grande aliada da saúde, já que reduz o colesterol, dores articulares e o risco cardíaco.

Ao comprar a berinjela, escolha as mais firmes, sem rachaduras, com a casca brilhante e a cor roxa bem escura. Se ela estiver muito mole, significa que caiu no chão ou está amassada por dentro. Ela não deve ser muito grande, nem muito gordinha, pois geralmente isto é sinal de que ela tem bastante semente.

Para tirar o sabor amargo deixe as fatias de molho em água morna por 20 minutos. Outra opção é polvilhar um pouco de sal nas rodelas, esperar dez minutos, enxaguar e secar com papel toalha.


Fonte: Vila Mulher

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

O poder das nozes para reduzir o colesterol


Você tem o hábito de ingerir nozes regularmente ou é daqueles que só consome este alimento na época de Natal? Caso você seja do "segundo grupo", saiba que o hábito de comer nozes pode fazer bem para o coração e também combater a perda de memória provocada pela doença de Alzheimer.

Pesquisas feitas por cientistas americanos, mostram que comer uma pequena porção de nozes ajuda a diminuir o mau colesterol (LDL), reduzindo assim a possibilidade de ataques cardíacos. A noz é rica em proteína, gordura monoinsaturada e sais minerais como magnésio, cálcio e zinco, além de ser rica em fibras.

Este alimento também tem outro componente fundamental para a saúde: a vitamina E, um antioxidante natural que ajuda a combater os radicais livres e segundo estudos feitos também nos Estados Unidos e na Holanda, mostra que pessoas com mais de 65 anos, que consomem vitamina E com regularidade, tem menos propensão a desenvolver o Mal de Alzheimer, que provoca a perda progressiva da memória.

Os estudos revelam ainda que a vitamina E encontrada nas nozes, é a alfa-tocoferol, considerada o tipo desta vitamina que melhor é absorvido pelo organismo. E as nozes não são uma preocupação para quem está em busca de uma melhor forma física, pois uma pequena porção tem em torno de 160 calorias.

A quantidade de noz diária recomendável é de seis a dez nozes apenas. Para driblar a questão de peso, existe uma tática: dividir as porções de nozes ao longo do dia. 


Fonte: Saúde Plena

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Overnight oat: café da manhã saudável feito na noite anterior


O café da manhã é a refeição mais importante do dia, mas acordar cedo e ter energia para preparar um prato balanceado e saudável é um grande desafio. Para quem sente a preguiça bater de manhã, uma dica: aposte no overnight oat, um café da manhã completo que pode ser preparado dentro de uma caneca na noite anterior.

Formado principalmente por aveia associada ao leite, iogurte ou whey protein, o overnight oat tem ganhado cada vez mais adeptos da vida saudável. A mistura, que deve ser feita na noite anterior e guardada na geladeira, ainda pode conter farinha de linhaça, chia, nozes e outras oleaginosas.

Porém, o ingrediente chave da mistura são as frutas, que podem variar de acordo com o gosto de cada um. Depois vem o segredo: montar o lanche matinal em camadas: comece com a aveia, acrescente iogurte desnatado, coloque se desejar outro grão (como a linhaça), mais aveia, e por cima, muitas frutas variadas. O sabor e a textura ficam como um “pavê” saudável.

Café da manhã completo - O preparo é um concentrado de todos os alimentos que o corpo precisa para começar o dia. O importante é sempre conter fruta, uma fonte de carboidrato e uma fonte de leite. Portanto, não é necessário completar o overnight oat com outro alimento.

Porém, a refeição pode sofrer alterações dependendo da dieta de cada um. Algumas pessoas precisam de uma quantidade maior de cada um desses ingredientes ou, eventualmente, necessitam de outro alimento para complementar a alimentação. Isso acontece muito com atletas que treinam para um objetivo específico

Atenção para a forma de preparo do café da manhã, já que ele deve ficar pelo menos por oito horas na geladeira. As frutas, por exemplo, podem perder a vitamina C, por isso o ideal é cortar as frutas em pedaços maiores para que ela possa conservar a substância.


Fonte: Webrun